Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Sobre a Casa da OSPA

A Casa da OSPA é a sede da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA). Localizada dentro do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), abriga uma sala de concertos para 1,1 mil pessoas, onde a OSPA realiza seus ensaios e apresentações ao público. A inauguração ocorreu em 24 de março de 2018, junto com o concerto de abertura da temporada, e marcou a conclusão da primeira fase de um amplo complexo musical que conta com espaço para atividades artísticas, culturais e educacionais.

Uma das mais representativas estruturas de música de concerto e formação musical da América do Sul, o Complexo Cultural Casa da OSPA ocupa uma área de 2,5 mil metros quadrados (m²) no CAFF cedida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul através da Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (SMARH).  

Nos bastidores, o complexo conta com camarins, musicoteca, salas de estudo, banheiros, copa e sala de ensaio para o Coro Sinfônico da OSPA e OSPA Jovem. Desde 2021, a Casa também abriga um amplo escritório, onde funciona a sede administrativa da Fundação OSPA. No mesmo ano, foi inaugurada a Sala de Recitais, que passou a receber uma intensa programação de música de câmara. No final de 2023, o Memorial da OSPA abriu as portas para o público, trazendo a luz o rico acervo reunido pela OSPA ao longo de sete décadas.

Em 2024, as obras continuam. A Casa da OSPA está constantemente recebendo melhorias para aprimorar o serviço prestado ao seu público.  

Sala Sinfônica durante o concerto de 6 de novembro de 2021, com Kleiton e Kledir
Sala Sinfônica durante o concerto de 6 de novembro de 2021, com Kleiton e Kledir - Foto: Leandro Rodrigues
Sala de Recitais
Sala de Recitais - Foto: Leandro Rodrigues
Sala de ensaio
Sala de ensaio - Foto: Leandro Rodrigues
A trajetória da OSPA pelos espaços de Porto Alegre

Em 2008, a OSPA deixava o Teatro Leopoldina, local alugado, situado na Avenida Independência. Conhecido como o “Teatro da OSPA”, ele abrigou as atividades da sinfônica por 24 anos. Antes e depois disso, a orquestra contou com a parceria de diversos espaços para desenvolver as suas atividades.

As origens da OSPA estão diretamente ligadas à vida do maestro húngaro Pablo Komlós à Capital gaúcha. Ele foi convidado a dirigir algumas óperas em Porto Alegre em meados da década de 1945. Na época, as apresentações orquestrais aconteciam no palco principal do Cine Teatro Coliseu. Mas a Ospa só passou a existir oficialmente em 1950 – o primeiro concerto foi no Theatro São Pedro.

Um tempo depois, a orquestra passou a ensaiar e a se apresentar no antigo prédio da Pontifícia Universidade Católica (PUC), que atualmente é o Colégio Rosário. Posteriormente encampada pelo Governo Estadual, a orquestra ainda passaria pelo antigo Auditório Araújo Vianna (então localizado na Praça Matriz) e pelo Salão de Atos da Universidade Federal do RS (UFRGS).

Depois de 2008, quando desocupou o Teatro Leopoldina, a OSPA passou por espaços como o Palácio Piratini, o Armazém A3 do Cais do Porto, o Salão da Paróquia São Pedro, a Sala Elis Regina da Usina do Gasômetro e, por fim, a Sala de Ensaios no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), que se tornou a Sala de Concertos da OSPA. Depois de quase sete décadas de trajetória, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre conquistou sua primeira sede própria para ensaiar e se apresentar. O projeto, feito pela AT Arquitetura, teve suporte da então Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), do Ministério Público, da Fundação Pablo Komlós e a da sociedade civil. 

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre