Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Escola de Música da OSPA

19 10   Concertos DIdaticos por Leonel Jacques 21
Concertos Didáticos 2023 - Foto: Leonel Jacques

Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no RS. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a OSPA estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior.

Hoje a escola, coordenada por Diego Grendene de Souza, atende em torno de 300 alunos. Todos os professores são instrumentistas da OSPA. Além disso, a instituição conta com uma orquestra de alunos, a OSPA Jovem, regida por Arthur Barbosa, e com um coro regido por Cosmas Grieneisen. 

Todos os anos, a Escola realiza os Concertos Didáticos, que atraem milhares de jovens à Casa da OSPA. Em 2023, cerca de 4 mil estudantes, vindos de dezenas de escolas da Região Metropolitana, prestigiaram as apresentações, na qual aprenderam sobre a história das orquestras, as famílias de instrumentos e a função do maestro em um concerto. Confira alguns registros:

A Escola da OSPA também mantém projetos de inserção social como o Escola da OSPA na Comunidade, que promove recitais de grupos de alunos em lugares como hospitais, escolas, lares de idosos e praças. Também são realizados recitais periódicos no Goethe-Institut e na Biblioteca Pública do Estado do RSConfira alguns registros dessas e outras atividades do conservatório, como os concertos do Coro Jovem e do Coro Infantojuvenil:

A sede da Escola de Música da OSPA situa-se na Rua Cristóvão Colombo, 300, no bairro Floresta, em Porto Alegre. 

Contato: (51) 3228-6737 ou escolademusica.ospa@gmail.com

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NA ESCOLA DA OSPA 

O ingresso de alunos nos cursos da Escola da OSPA ocorre por meio de editais públicos, divulgados periodicamente, em dois momentos do ano. A seleção para o primeiro semestre de 2024 encerrou no dia 30 de outubro de 2023.

ACESSE O RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024

 ACESSE A TERCEIRA CHAMADA DE SUPLENTES DO PROCESSO SELETIVO DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024.

Regimento Interno da Escola de Música da OSPA (.pdf 331,16 KBytes)

Acesse o edital do Terceiro Concurso Interno para Alunos da Escola da OSPA

Acesse a retificação do edital do Terceiro Concurso Interno para Alunos da Escola da OSPA

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre