Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Presidente

Gilberto Schwartsmann

Gilberto Schwartsmann é Professor Titular da Faculdade de Medicina da UFRGS, Professor Emérito da Escola Latino-Americana de Oncologia, Membro Titular da Academia Nacional de Medicina e Membro e ex-Presidente da Academia Sul-Riograndense de Medicina. É Membro Honorário da Real Academia de Medicina da Espanha. Desempenhou várias funções representativas na Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, na European Society of Medical Oncology e na American Society of Clinical Oncology. Realizou sua especialização no Middlesex Hospital e Royal Marsden Hospital, em Londres; PhD pela Free University, em Amsterdam; e Pós-Doutorado pelo National Cancer Institute & EORTC Liaison Office, em Bruxelas; e Bethesda, EUA.

Publicou vários livros médicos e mais de 250 artigos científicos originais, os quais geraram até o presente mais de 12.000 citações internacionais. Recebeu várias premiações e distinções nacionais e internacionais. Foi Professor-Orientador do Curso de Pós-Graduação em Medicina e Ciências Médicas da UFRGS, com quase uma centena de orientações de teses doutorais e/ou dissertações de mestrado. É autor de várias patentes de medicamentos no país e no exterior. Há cerca de dez anos, foi honrado pelo Centro Acadêmico Sarmento Leite da Faculdade de Medicina da UFRGS com o seu nome dado a uma importante Premiação Anual em Pesquisa Médica. Foi também membro do Conselho Universitário da UFRGS.

É escritor, com obras traduzidas para o espanhol e o francês, dramaturgo, cronista e ensaísta, exercendo também a curadoria de exposições literárias. É bibliófilo, com uma robusta coleção de obras raras e primeiras edições. Presidiu a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul e é membro de seu conselho. É conselheiro da Fundação Iberê Camargo e patrono do Instituto Zorávia Bettiol. Presidiu a Bach Society Brasil. Presidiu a Associação de Amigos do Theatro São Pedro e atualmente preside o seu Conselho Deliberativo. Presidiu a Associação de Amigos da Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul e é atualmente o seu Vice-Presidente. Atualmente, preside a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

É Cidadão Honorário das cidades de Porto Alegre, Canoas, Nova Petrópolis e Barra do Ribeiro, no Brasil; e Viña del Mar, no Chile. Recebeu o Prêmio de Destaque em Pesquisa pela FAPERGS, o Prêmio Carmem Prudente, pela Sociedade Paulista de Oncologia Clínica, a Medalha de Prata, pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, a Medalha do Mérito Farroupilha, pela Assembléia Legislativa do Estado do RS; a Medalha Simões Lopes Neto de Destaque Cultural, pelo Governo do Estado do RS; a Medalha de Destaque Especial na Cultura, pela Associação Riograndense de Imprensa; o Troféu Açorianos Especial de Artes; o Troféu Açorianos Especial de Literatura; o Prêmio de Personalidade do Livro, pela Câmara Riograndense do Livro.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre