Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Regente do Coro Sinfônico

Manfredo Schmiedt

Mestre em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e graduado na mesma área pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Manfredo Schmiedt participou de cursos de regência na Alemanha, Holanda, Argentina, Estados Unidos e Brasil.

Estudou com renomados maestros como Arlindo Teixeira, Eleazar de Carvalho, Ernani Aguiar, Hans van Homberg, Helmut Rilling, Jean Fournet, Mark Cedel, Melinda O’Neal, Roberto Duarte e Yoel Levi.

Em virtude de seu destacado desempenho acadêmico recebeu duas importantes condecorações nos Estados Unidos: Pi Kappa Lambda Music Honor Society e Director’s Excellence Award. Obteve, em duas oportunidades, o primeiro lugar no Concurso Jovens Regentes promovido pela OSPA. Foi, durante dois anos, regente assistente da Orquestra Sinfônica da Universidade da Geórgia (EUA) e, durante quatro anos, assistente do maestro Isaac Karabtchevsky na OSPA.

Como regente convidado, apresentou-se no Uruguai com a Orquestra Sinfônica do SODRE; na Argentina com as Orquestras Sinfônicas de Mendoza, da Universidade de Cuyo, de Rosário, e da Universidade Nacional de San Juan; na Sérvia, com a Filarmônica de Belgrado e a Sinfônica da Rádio e Televisão Sérvia; no Canadá com a Orquestra Sinfônica da University of British Columbia – Vancouver, nos Estados Unidos, com Albany Symphony Orchestra, Northwest Florida Symphony Orchestra, Weber State University Orchestra e Northern Iowa Symphony Orchestra; no Brasil, com a Petrobras Sinfônica, a Orquestra da USP, a Filarmônica de São Caetano do Sul, a Sinfônica Municipal de Campinas, a Filarmônica do Espírito Santo, a Sinfônica do Rio Grande do Norte e as Orquestras de Câmara da Ulbra, do Theatro São Pedro, e SESI-Fundarte.

Em sua experiência como regente de coros, destacam-se seus trabalhos com o Coro Sinfônico da OSPA, Coral 25 de Julho de Porto Alegre e Coro de Câmara Ars Vocalis.

Desde 1992, é o maestro do Coro Sinfônico da OSPA e de 2002 até 2020 foi o maestro titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre