Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Diretor Artístico e Maestro

Evandro Matté

Evandro Matté é Diretor Artístico e Maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Também é regente e diretor da Orquestra Theatro São Pedro (OTSP), do Festival Internacional SESC de Música e dos Concertos Comunitários Zaffari (CCZ). 

Seu primeiro contato com a música foi através do trompete, aos 7 anos. Aos 15, já integrava a Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul, em sua cidade natal. Estudou no Conservatório Pablo Komlós (Escola da OSPA) e, aos 19 anos, assumiu a cadeira de trompetista da OSPA, posição que ocupou por 25 anos.

Graduado em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez especializações na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Desde 2005, vem atuando como maestro frente à orquestras no Brasil, Argentina, Uruguai, República Tcheca, Croácia, Itália, China, Alemanha, Portugal e EUA.

Foi docente na Universidade de Passo Fundo (UPF) e na graduação em gestão cultural na Unisinos, onde foi coordenador do curso de Especialização em Gestão Cultural. Além de ampla formação em gestão cultural, projetos de lei de incentivo à cultura e gestão pública, é pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Por sua contribuição cultural ao desenvolvimento das artes francesas no Brasil, em 2019 foi condecorado pelo Ministère de la Culture da França com a insígnia de Chevalier de l´Ordre des Arts et des Lettres.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre