Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Presidência

Geraldo Ferreira Lopes

Presidente

Sua trajetória profissional teve início em 1975, com o espetáculo “Viagem Ao Centro da Terra”, com Rick Wakeman e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), sob regência de Isaac Karabtchevsky, Coral da Universidade Gama Filho (Rio de Janeiro) e apresentação de Murilo Neri. O projeto Aquarius pertencia ao Jornal O Globo e aterrissava em Porto Alegre pela primeira vez pelas mãos de Geraldo Ferreira Lopes.

Em 1976, fundou a Opus Promoções, onde atua até hoje. Acumulou experiência atuando no mercado do entretenimento e da cultura para transformar um sonho em realidade: colocar o Rio Grande do Sul como uma das rotas obrigatórias dos principais eventos artísticos. Hoje, a Opus Entretenimento é responsável pelo gerenciamento e operação de importantes teatros nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. Além disso, também agencia carreiras de grandes expoentes da música brasileira e do entretenimento. São eles: Luccas Neto, Daniel, Maurício Manieri, Seu Jorge, Claudia Leite, Alexandre Pires, Hello Adele Tribute e Sinatra 1915 Tribute. Pela dedicação de toda uma vida às artes, a promoção da cultura e a abertura de espaços culturais, Geraldo Lopes é desde 1997 Cidadão Emérito de Porto Alegre, título outorgado pela Câmara Municipal de Vereadores.

Em parceria com a Pro-Arte, entidade que, além de atividade predominantemente didática, elaborou e administrou projetos culturais ligados à música, dança e teatro, Geraldo Lopes trouxe ao Rio Grande do Sul maestros, orquestras, solistas da música erudita e diversas caravanas musicais promovidas pela entidade. Sempre ao lado de Eva Sopher, amiga e parceira em muitos projetos. Entre os anos de 1990 e 1999, exerceu, paralelamente, o cargo de Diretor Artístico do Theatro São Pedro, novamente ao lado de Eva Sopher. Em 1985 foi um dos fundadores da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro (OCTSP). Lá, exerceu durante 14 anos funções de Patrono, Produtor e Diretor Financeiro, entre outras responsabilidades.

Até hoje, Geraldo Lopes visita regularmente diversos países, a fim de assistir às principais temporadas artísticas, sempre em busca de promover a vinda ao Brasil dos melhores espetáculos. Na bagagem, ao longo de quase 50 anos, atrações da música erudita reconhecidas internacionalmente como I Solisti Italiani, Jean Pierre Rampal, London Festival Orchestra, Meninos Cantores de Viena, Orquestra de Salzburg, Meninos Cantores Windsbacher, Orquestra de Câmara de Moscou, Orquestra de Câmara Tcheca, Orquestra de Flautas do Japão, Orquestra Filarmônica de Leningrado, Orquestra Sinfônica de Moscou, Orquestra Sinfônica de Israel, entre muitas outras.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre